
Cotidiano
Cotidiano é a nova pesquisa de montagem da Cia Lona de Retalhos acerca da sobrecarga do sistema capitalista e patriarcal no corpo e inconsciente feminino.
Descrição Detalhada
“Cotidiano” é o quinto projeto de montagem da Cia Lona de retalhos que pesquisa a linguagem da palhaça O espetáculo “Cotidiano”, de maneira atemporal, pretende debater a necessidade da arte em meio a um sistema de esmagamento do ser humano e do feminino, onde se trabalha muito por pouca valorização e reconhecimento, onde a cada dia se tem mais deveres e menos direitos. E o que pode acontecer quando a arte surge como um escape, um respiro do cotidiano, mas que em dado momento também é sutilmente tirada da humanidade. O que acontece quando o circo desaparece e fica em cena, sozinha, apenas uma palhaça¿ É possível a reconstrução¿ Trazer à tona a necessidade da arte como respiro, como um medicamento de uma sociedade doente é um grito de resistência, um apelo de atenção a cultura desse país, um alerta para aqueles que ainda não entenderam que o sistema sem arte é um sistema sem senso crítico, que obedece, serve, não questiona e não reage. Qual o cotidiano que desejamos e traçamos para o indivíduo e para o coletivo ¿ Relevância A linguagem da máscara do palhaço é aquela que com graça, leveza e poesia propõe quebras de paradigmas e é capaz de transformar dor em alegria. O palhaço é aquele que causa riso pela sua inadequação e que nos faz aceitar com singeleza que o erro faz parte da nossa caminhada e crescimento como ser humano. Para o palhaço o erro é um presente e não uma desgraça. Em épocas onde a competição entre ideais está cada dia mais acirrada e a intolerância fecha espaços e simbolicamente constrói muros entre as pessoas, a Cia Lona de Retalhos acredita que o palhaço precisa estar cada vez mais presente nos cotidianos de nossas escolas, de nossos teatros, de nossas ruas, enfim de nossas vidas. No espetáculo Cotidiano está em cena uma palhaça, o espaço da palhaçaria foi conquistado recentemente pelas mulheres. Até meados dos anos 1980 as mulheres ainda eram “orientadas” a se vestirem como palhaços, usando bermuda, terno, sobretudo, gravata etc. Aos poucos as mulheres foram ocupando espaço, se mantendo e mostraram que o feminino também pode e deve ser explorado comicamente. Cotidianamente vemos a luta das mulheres por espaços na política, melhores oportunidades e salários nas empresas, e por respeito em suas próprias casas. A dramaturgia está sendo construída a partir de relatos, depoimentos e reportagens.

Cotidiano - registro de ensaio (roupas parte 1)

Registro de ensaio - prólogo

Registro de ensaio - cena parte 2 - roupas

Corre

Registro d ensaio - gravidez de risco

Vídeo - introdução (Prólogo)

Cotidiano (re) construções

Cotidiano - Corre

Cotidiano - Gestação

Cotidiano - Roupas

Cotidiano - final




